FUGA

DEFINIÇÕES

EXPOSIÇÃO
1. Sujeito
2. Resposta
3. Contra-sujeito
4. Episódios (Divertimentos)
5. Contra-exposição

SEÇÃO CENTRAL

REEXPOSIÇÃO
1. Stretto
2. Pedal

TIPOS ESPECIAIS DE FUGA E CONGÊNERES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Stretto


Falamos em stretto quando o sujeito é apresentado em uma voz e imitado em uma ou mais vozes, com a imitação iniciando-se antes que o sujeito inicial tenha terminado de soar. Este sujeito é, pois, concebido para ser sobreposto a si mesmo. Abaixo temos um stretto que ocorre numa fuga para órgão de J. S. Bach, a partir do compasso 21.

Ex. xxx BACH: Fuga em Mi Bemol maior, BWV 552 (órgão)

Às vezes todo o sujeito é usado num stretto (stretto maestrale), às vezes apenas a sua porção inicial. Pode ocorrer em qualquer ponto no decurso de uma fuga. No entanto ele será mais valioso se construído num ponto de clímax e tensão.
Um sujeito não faz a sua primeira aparição [na exposição] em stretto, embora a fuga no 4 do volume II do Cravo Bem Temperado constitua uma exceção (GREEN, pp. 267-8).

Considera-se que os strettos sejam mais interessantes quanto mais cerradas sejam suas entradas. Veja abaixo:

Ex. xxx BACH: CBT, Vol. I, fuga 1.

(Zamacois, p. 125)