FUGA

DEFINIÇÕES

EXPOSIÇÃO
1. Sujeito
2. Resposta
3. Contra-sujeito
4. Episódios (Divertimentos)
5. Contra-exposição

SEÇÃO CENTRAL

REEXPOSIÇÃO
1. Stretto
2. Pedal

TIPOS ESPECIAIS DE FUGA E CONGÊNERES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Referências bibliográficas


  1. Bullivant, Roger. "Countersubject". In Sadie, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of Music and Musicians, vol. IV, pp. 852-54. Londres: MacMillan, 1980.
  2. _____________ "Episode". In Sadie, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of Music and Musicians, vol. V, pp. 852-54. Londres: MacMillan, 1980.
  3. Cherubini, Maria Luigi. A treatise on counterpoint and fugue. Nova Iorque: Kalmus/ Belwin Mills, s.d.
  4. d´Indy, Vincent. Cours de composition musicale. 2o livro, 2a parte. Paris: Durand, 1909.
  5. Green, Douglass. Form in Tonal Music. An Introduction to Analysis. Chicago: Halt, Rinehart & Winston, 1979.
  6. Hodeir, André. Les formes de la musique, 10a ed. Coleção Que sais-je? . Paris: Presses Universitaires de France, 1986.
  7. Kennan, Kent W. Counterpoint Based on Eighteenth-Century Practice, 2a ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1972.
  8. Koechlin, Charles. Etude sur l´ecriture de la fugue d´ecole. Paris: Max Eschig, 1933.
  9. Kohs, E. B. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Wifflin, 1976.
  10. Krehl, S. Fuga. Trad. de Antonio Ribera y Maneja. Barcelona: Labor, 1930.
  11. Lavignac, Albert. La musique et les musiciens, 11a ed. Paris: Delagrave, s.d.
  12. Lemacher, H. e Schroeder, H. Lehrbuch des kontrapunktes. Mainz: Schott, 1977.
  13. Mantecón, Juan José. Introducción al estudio de la música. 2a ed. Barcelona: Labor, 1957.
  14. Michels, Ulrich. Atlas de música. 1o livro. Madrid: Alianza, 1982.
  15. Riemann, Hugo. Katechismus der Fugen-Komposition. 3a parte. Leipzig: Max Hesse, 1894.
  16. _____________. Composición musical (teoria de las formas musicales). Trad. Roberto Gerhard. Barcelona: Editorial Labor, s. d.
  17. Zamacois, Joaquin. Curso de formas musicales. 4ª ed. Barcelona: Editorial Labor, 1979.