DEFINIÇÕES
EXPOSIÇÃO
1. Sujeito
2. Resposta
3. Contra-sujeito
4. Episódios (Divertimentos)
5. Contra-exposição
SEÇÃO CENTRAL
REEXPOSIÇÃO
1. Stretto
2. Pedal
TIPOS ESPECIAIS DE FUGA E
CONGÊNERES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
|
Referências bibliográficas
- Bullivant, Roger. "Countersubject". In Sadie, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of
Music and Musicians, vol. IV, pp. 852-54. Londres: MacMillan, 1980.
- _____________ "Episode". In Sadie, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of
Music and Musicians, vol. V, pp. 852-54. Londres: MacMillan, 1980.
- Cherubini, Maria Luigi. A treatise on counterpoint and fugue. Nova Iorque: Kalmus/
Belwin Mills, s.d.
- d´Indy, Vincent. Cours de composition musicale. 2o livro, 2a
parte. Paris: Durand, 1909.
- Green, Douglass. Form in Tonal Music. An Introduction to Analysis. Chicago: Halt,
Rinehart & Winston, 1979.
- Hodeir, André. Les formes de la musique, 10a ed. Coleção Que sais-je?
. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.
- Kennan, Kent W. Counterpoint Based on Eighteenth-Century Practice, 2a
ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1972.
- Koechlin, Charles. Etude sur l´ecriture de la fugue d´ecole. Paris: Max Eschig,
1933.
- Kohs, E. B. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton
Wifflin, 1976.
- Krehl, S. Fuga. Trad. de Antonio Ribera y Maneja. Barcelona: Labor, 1930.
- Lavignac, Albert. La musique et les musiciens, 11a ed. Paris: Delagrave,
s.d.
- Lemacher, H. e Schroeder, H. Lehrbuch des kontrapunktes. Mainz: Schott, 1977.
- Mantecón, Juan José. Introducción al estudio de la música. 2a ed.
Barcelona: Labor, 1957.
- Michels, Ulrich. Atlas de música. 1o livro. Madrid: Alianza, 1982.
- Riemann, Hugo. Katechismus der Fugen-Komposition. 3a parte. Leipzig:
Max Hesse, 1894.
- _____________. Composición musical (teoria de las formas musicales). Trad. Roberto
Gerhard. Barcelona: Editorial Labor, s. d.
- Zamacois, Joaquin. Curso de formas musicales. 4ª ed. Barcelona: Editorial Labor,
1979.
|