A MELODIA
Vincent d'Indy

II capítulo do Livro I do Cours de composition musicale (4 vols.).
Paris: Durand, 1912.
Tradução de Flávio de Queiroz

A Melodia é uma sucessão de sons diferentes entre si no que diz respeito às suas durações, suas intensidades e suas acuidades. O ponto de partida da melodia é o acento. Em todas as línguas humanas, a pronúncia sucessiva das sílabas e das palavras é caracterizada por certas variações de duração, de intensidade ou de acuidade: esta aplicação da rítmica à linguagem constitui o acento. Desde há muito, o acento da palavra foi associado ao acento musical: para os Gregos e Latinos a declamação do verso lírico era um tipo de canto; a voz do orador era sustentada por meio de um instrumento rudimentar que regulava a intonação. Na Idade Média encontramos a associação do acento musical à palavra na salmodia, recitação coletiva da oração sobre uma única nota (chorda), com inflexão simultânea das vozes no último acento de cada frase. A linguagem musical e a linguagem falada são, com efeito, regidas de modo idêntico pelas leis do acento. Os grupos rítmicos, já o constatamos, são a imagem musical das sílabas, cuja sucessão engendra palavras e frases. Esta similitude, mais marcante no canto (oriundo da arte da palavra) pela esreita justaposição entre as duas linguagens, é também verdadeira na música pura (oriunda da arte do gesto), à qual se aplicam igualmente os princípios da acentuação.


1. O ACENTO
  1. Acento tônico - acento expressivo
  2. A Melodia
  3. Lugar do acento tônico no grupo melódico
  4. Princípio da acentuação: a rítmica melódica
  5. Princípio do movimento: o período
  6. Princípio do repouso: a frase
  7. Princípio da tonalidade: a modulação melódica
2. FORMAS DA MELODIA 3. ANÁLISE DE UMA MELODIA