Assim como nas palavras da linguagem, a desinência masculina ou feminina dos ritmos melódicos
modifica o lugar do acento tônico.
Num ritmo masculino, o acento tônico se coloca sobre o tempo leve; o tempo pesado (queda) é
apenas a conseqüência do acento.
Assim, por exemplo, a célula ou ritmo melódico que acabamos de examinar carrega o acento tônico
sobre sua primeira nota:
Num ritmo feminino, ao contrário, o acentotônico afeta o tempo pesado, de maneira que a desinência feminina torna-se, por assim dizer, uma "inflação" do acento. Se nós "afeminamos" o exemplo precedente, o acento tônico mudará de lugar:
O que aqui afirmamos sobre o ritmo melódico estende-se também ao grupo, o qual é uma
sucessão de ritmos, e extraímos dessa extensão a seguinte regra:
Em todo grupo masculino, o lugar do acento tônico é sobre a fração leve do grupo.
Com efeito, é fácil de conduzir este fragmento de melodia a um esquema rítmico masculino:
Em todo grupo feminino, o acento tônico será naturalmente colocado sobre a fração pesada do grupo, que contém a desinência.
O esquema rítmico deste fragmento é evidentemente feminino: