Lugar do acento tônico no grupo melódico


Assim como nas palavras da linguagem, a desinência masculina ou feminina dos ritmos melódicos modifica o lugar do acento tônico.
Num ritmo masculino, o acento tônico se coloca sobre o tempo leve; o tempo pesado (queda) é apenas a conseqüência do acento.
Assim, por exemplo, a célula ou ritmo melódico que acabamos de examinar carrega o acento tônico sobre sua primeira nota:

Num ritmo feminino, ao contrário, o acentotônico afeta o tempo pesado, de maneira que a desinência feminina torna-se, por assim dizer, uma "inflação" do acento. Se nós "afeminamos" o exemplo precedente, o acento tônico mudará de lugar:


O que aqui afirmamos sobre o ritmo melódico estende-se também ao grupo, o qual é uma sucessão de ritmos, e extraímos dessa extensão a seguinte regra:
Em todo grupo masculino, o lugar do acento tônico é sobre a fração leve do grupo.


Com efeito, é fácil de conduzir este fragmento de melodia a um esquema rítmico masculino:


Em todo grupo feminino, o acento tônico será naturalmente colocado sobre a fração pesada do grupo, que contém a desinência.


O esquema rítmico deste fragmento é evidentemente feminino:


Assim, chegamos a determinar o princípio da acentuação na melodia.


Nota:
1. Este princípio é o único que pode explicar os acentos necessários da síncope e da apojatura, que presecrevem os tratados de solfejo sem fornecer a verdadeira razão.
A síncope :

é um ritmo masculino e conseqüentemente, porta o acento tônico sobre o tempo leve, enquanto que a apojatura :

produzindo um ritmo feminino, acarreta naturalmente o apoio sobre o tempo pesado.