Acentuação; movimento e repouso; tonalidade: tais são os princípios constitutivos
do grupo melódico, do período e da frase musical.
Esta, em razão do número e organização de seus períodos e grupos, afeta uma infinidade de formas
diferentes, que podem ser remetidas a um dos três tipos seguintes:
A) chamaremos primária à frase constituída em um só período melódico, cujo sentido termina
com o grupo final. Esta forma não comporta repousos suspensivos nem, conseqüentemente, cadências
modulantes. Ela apresenta apenas uma cadência tonal no fim.
Toda frase cantada que não necessita de vírgula, mas apenas um ponto final, é do gênero primário;
por exemplo: as frases curtas dos Gloria do canto gregoriano.
Na ordem da música pura, pode-se citar como exemplo de forma primária o tema do andante da
5a sinfonia de Beethoven.
B) Dois períodos melódicos separados por um repouso constituem uma frase binária. Esta
forma supõe uma cadência modulante e uma cadência tonal.
O exemplo mais marcante que se pode encontrar na ordem dramática é o verset da salmodia.
Os Kyrie simples, como o da missa de réquiem, são também do tipo binário.
O andante do trio de Beethoven (op. 79), já citado, apresenta, na ordem sinfônica, um belo
exemplo do mesmo tipo.
C) A frase ternária, a mais usual de todas, é constituída de três períodos melódicos,
separados por dois repousos suspensivos; comporta, portanto, duas cadências modulantes e uma
cadência tonal.
No canto gregoriano, o Kyrie das festas duplas (Missa dos Anjos), os Alleluia, são
exemplos ternários.
Esta forma tornou-se, na nossa música sinfônica, a característica das frases de andante,
a forma-lied. O andante da 3a sinfonia de Beethoven (Heróica) nos oferece um
belo espécimen.
A FRASE QUADRADA
Quanto às frases ditas quadradas, ou de quatro períodos, seu exame atento mostra que elas
são, pela maior parte, frases ternárias com um período repetido, ou frases binárias repetidas: a
antífona da Quinta-feira Santa - maneant in vobis - por exemplo, apresenta em sua
exposição quatro períodos distintos, o último dos quais é uma repetição do primeiro: é, portanto,
uma frase ternária.
A melodia popular Au clair de la lune... é do tipo binário, apesar de sua aparência
quadrada: é constituída por um primeiro período repetido duas vezes; por um segundo período, e,
enfim, por uma nova repetição do primeiro.
Pode-se fazer, na ordem sinfônica, observações análogas sobre a frase do andante da 9a
sinfonia de Beethoven (ternária), e sobre o tema do final da mesma sinfonia (binária).
Os exemplos de melodias que não se enquadram nessas três categorias que acabamos de determinar são
extremamente raros.