A Frase Melódica

(Baseado em Kohs, E. Musical Form. Studies in analysis and synthesis. Boston: Houghton Mifflin, 1976.)

A Melodia pode ser considerada de um ponto de vista tanto histórico e antropológico quanto puramente musical. Um estudo abrangente da matéria incluiria tópicos tão distantes entre si como a arte melódica das primeiras civilizações, e das chamadas "primitivas" sociedades contemporâneas; canto Bizantino e Gregoriano; canção popular medieval; as tradições clássicas da Índia, China e outras civilizações orientais; a monodia do século XVII; canções populares de diversos países; a melodia vocal e intrumental dos períodos clássico e romântico; ária e arioso de óperas; estilo declamatório nas óperas de Monteverdi a Debussy; o Sprechgesang de Schoenberg; e muito mais. Entretanto, abordaremos aqui apenas alguns aspectos do que se refere aos séculos XVIII e XIX. Espera-se que este estudo introdutório possa sugerir alguns procedimentos e prover instrumentos para a análise de melodias de qualquer período ou estilo.


1. Melodia vocal e instrumental 2. Poesia, prosa e música 3. A sentença e a frase musical
4. Melodias motívicas e não motívicas 5. A estrutura rítmica das frases 6. Determinantes do comprimento da frase

EXERCÍCIOS SUGERIDOS