Determinantes do comprimento da frase


Freqüentemente é difícil de se identificar os finais das frases, ou escrevê-las satisfatoriamente em exercícios extensos ou pequenas composições. Será útil, portanto, considerar brevemente alguns dos ingredientes ou fatores que ajudam a prover o senso cadencial que marca o fim de uma frase melódica. Isso inclui: (a) uma nota longa, especialmente se está após muitas notas curtas; (b) um "tranqüilo" grau da escala, preferível a um grau "ativo"; (c) movimento marcadamente conjunto para a cadência, seguido talvez de um salto para marcar uma parada natural ou cesura; (d) o fechamento de uma repetição simétrica; (e) a necessidade de respiração (em música com texto); (f) resolução harmônica implícita ou explícita.

Um compositor pode desejar que os ligamentos ou junções musicais sejam algo disfarçado ou inconspícuo. Ao fim, vários artifícios podem ser usados para a continuidade do movimento na própria cadência, ao invés de pará-la, ou frases adjacentes podem ser conectadas pelo artifício da elisão ou sobreposição (veja mais adiante).

Na música polifônica as frases são, freqüentemente, mais difíceis de serem identificadas do que as frases em contextos homofônicos porque, naquela, as diversas melodias não tendem a uma cadência simultaneamente. Na outra, no entanto, onde há apenas uma simples linha melódica, a harmonia de apoio move-se para uma cadência simultaneamente com a melodia. Observe um exemplo onde as frases melódicas não coincidem, necessariamente, com uma mesma cadência harmônica:

Ex. 6: cânon a 3 vozes.

Ocasionalmente as frases apresentarão extensões em seu início ou no fim, e isto pode causar dificuldades em se decidir se são ou não partes integrantes da frase. Na Sonata de Mozart, K. 284, por exemplo, o compasso 22 pode ser considerado como: (a) precedendo a frase que aparece no começo do compasso 23; (b) uma anacruse e, conseqüentemente, uma parte da frase; ou (c) uma extensão da frase anterior, que cadenciou no compasso 21.

Ex. 7: MS, K. 284, comp. 22-25.

Extensões desenhadas para continuar o momentum e preencher o espaço entre frases muitas vezes são adicionadas no final da frase. Podem ser encontradas na própria linha melódica (Ex. 8a) ou no acompanhamento (Ex. 8b).

Ex. 8: Extensões
(a) MS, K. 279, comp. 1-4

(b) BS, 14/2, comp. 185-88

O comprimento de uma frase é facilmente determinado quando começa no primeiro tempo de um compasso e termina no último tempo de um outro, como no exemplo 9. Se a frase termina no primeiro, segundo ou terceiro tempo de seu quarto compasso, a frase ainda é considerada como tendo quatro compassos, e não três + uma fração.

Ex. 9: frases terminando no último tempo do compasso.
(a) MS, K. 283, comp. 1-4

(b) BS, 28, comp. 1-8

O problema da contagem aumenta quando há uma elisão de frases, ou quando a frase começa na segunda metade de um compasso e termina na primeira metade de um outro. No primeiro caso, o compasso elidido deve ser contado duas vezes, tanto como o quarto compasso da primeira frase como o primeiro compasso da segunda., com o resultado de que 4 + 5 = 8, e não 9!... No segundo caso, os compassos devem ser considerados como unidades nas quais os tempos são agrupados como 3-4|1-2, ao invés de |1-2-3-4|. Essas estruturas podem ser diagramadas da maneira seguinte:

Ex. 10: diagramas de frases.
(a) Quando há elisão.

(b) Quando uma frase de 4 compassos começa na segunda metade de um compasso e termina na primeira metade de um outro.


Conclui-se a partir do diagrama que o primeiro compasso completo é o 1o.
Um outro problema prático em contagem de compassos é quando ocorre, em repetições, as chamadas casa 1 e casa 2 [com barra de repetição, geralmente], e a frase em questão termina ficando com "dois finais". Na verdade, os finais são alternados, e não tocados sucessivamente; conseqüentemente, os dois finais tem o mesmo número de compasso.
Ocorrendo uma barra dupla no meio de um compasso, esta não deve ser confundida com uma barra regular de de compasso; elas acontecem, em geral, para sublinhar mais claramente algumas características de certas seções, como mudança de compasso, de tempo, de tonalidade etc.
Cadenzas que ignoram o compasso indicado podem também criar problemas de contagem de compassos nas frases.