Devemos reconhecer que o ritmo existe em diversos níveis hierárquicos. Então, em 3/4 o primeiro tempo é forte, o segundo e o terceiro, fracos. Em um andamento lento, se os tempos 2 e 3 são subdivididos, todos os tempos são acentuados em relação às frações, assim: UM-e-DOIS-e-TRÊS-e. Num andamento rápido, 3/4 pode soar como 12/4, se os compassos estiverem em grupos de quatro, e apenas o quarto tempo irá parecer realmente acentuado. O exemplo 4 ilustra a maneira como os compassos se agrupam para formar pulsações em larga escala.
Ex. 4 : o agrupamento rítmico de compassos na frase.
(a) Agrupamento iâmbico (fraco-forte) em dois níveis.
(b) Agrupamento trocáico (forte-fraco) em dois níveis.
(c) Agrupamento dactílico (forte-fraco-fraco) em um nível, anapéstico (fraco-fraco-forte)
em outro.
Segue-se então que frases melódicas devem ser estudadas à luz de suas inúmeras propriedades rítmicas. A barra de compasso é, muitas vezes, irrelevante no que diz respeito à estrutura rítmica e até mesmo pode ser um fator desviante, como no caso do segundo tema do terceiro movimento do Concerto em lá menor para piano e orquestra, de Schumman. É escrito em 3/4 mas soa como se fosse em 3/2.
Ex. 5 : ritmo do segundo tema. Concerto em lá menor para piano e
orquestra, de Schumman.