Exercícios sugeridos
- Identifique as frases melódicas na linha do soprano do Prelúdio no 6, do
Vol. I do Cravo Bem Temperado. Em quais notas as frases terminam? Justifique suas decisões.
- Analise, analogamente, o Prelúdio no 19, e as Fugas nos 2 e
3, do mesmo livro.
- Analise a estrutura rítmica dos 8 primeiros compassos de BS, 2/2, ii. Mostre o ritmo no
compasso e a relação entre os compassos fracos e fortes na frase. Analise também o movimento
do Rondó, compassos 1-16, que vem logo após o movimento precedente.
- A primeira frase da BS, 2/3, ii, termina no compasso 2, 3, 4, 8, 10 ou 11? Dê razões para
aceitar uma dessas opções e rejeitar as outras.
- No movimento seguinte, BS, 2/3, iii, a primeira frase termina no compasso 3, 4 ou 8?
Explique.
- Identifique e discuta as primeiras frases melódicas de BS, 7, i-iv. Identifique os fatores
determinantes no comprimento das frases.
- Ainda na mesma sonata, primeiro movimento (i), o compasso 25 é um local de cadência?
Explique.
- Em MS, K. 310,i, onde se espera que a primeira frase termine? Por que não no 5o
compasso? O que acontece no 9o compasso? No movimento iii, quantas frases
melódicas há entre os compassos 1-28? Quais elementos enfraquecem as cadências nesses
compassos?
- Analise um movimento inteiro de uma sonata para piano, de Mozart; identifique todas as
frases melódicas. Discuta o uso de extensões, comprimento de frases, cadências, elisões,
estruturas internas simétricas e assimétricas, repetição, seqüências, uso de motivos,
ambigüidades deliberadas etc.
- Componha diversas pequenas passagens baseadas em materiais selecionados que sejam derivados
de uma ou mais sonatas de Mozart e Beethoven. Seu material deve ilustrar alguns dos
procedimentos ilustrados neste capítulo.