Exercícios sugeridos


  1. Identifique as frases melódicas na linha do soprano do Prelúdio no 6, do Vol. I do Cravo Bem Temperado. Em quais notas as frases terminam? Justifique suas decisões.
  2. Analise, analogamente, o Prelúdio no 19, e as Fugas nos 2 e 3, do mesmo livro.
  3. Analise a estrutura rítmica dos 8 primeiros compassos de BS, 2/2, ii. Mostre o ritmo no compasso e a relação entre os compassos fracos e fortes na frase. Analise também o movimento do Rondó, compassos 1-16, que vem logo após o movimento precedente.
  4. A primeira frase da BS, 2/3, ii, termina no compasso 2, 3, 4, 8, 10 ou 11? Dê razões para aceitar uma dessas opções e rejeitar as outras.
  5. No movimento seguinte, BS, 2/3, iii, a primeira frase termina no compasso 3, 4 ou 8? Explique.
  6. Identifique e discuta as primeiras frases melódicas de BS, 7, i-iv. Identifique os fatores determinantes no comprimento das frases.
  7. Ainda na mesma sonata, primeiro movimento (i), o compasso 25 é um local de cadência? Explique.
  8. Em MS, K. 310,i, onde se espera que a primeira frase termine? Por que não no 5o compasso? O que acontece no 9o compasso? No movimento iii, quantas frases melódicas há entre os compassos 1-28? Quais elementos enfraquecem as cadências nesses compassos?
  9. Analise um movimento inteiro de uma sonata para piano, de Mozart; identifique todas as frases melódicas. Discuta o uso de extensões, comprimento de frases, cadências, elisões, estruturas internas simétricas e assimétricas, repetição, seqüências, uso de motivos, ambigüidades deliberadas etc.
  10. Componha diversas pequenas passagens baseadas em materiais selecionados que sejam derivados de uma ou mais sonatas de Mozart e Beethoven. Seu material deve ilustrar alguns dos procedimentos ilustrados neste capítulo.