A sentença e a frase musical


A lingugem não é um fluxo randômico de palavras indiferenciadas; palavras devem ser agrupadas a fim de formarem sentenças. A sentença é composta de palavras que tem diferentes funções; algumas palavras são substantivos, outras são verbos, ou adjetivos. Alguns desses elementos são estruturalmente indispensáveis, outros são opcionais, decorativos, dependentes. Toda sentença deve ter um sujeito e um predicado; um adjetivo pode modificar um substantivo ou um pronome, e não pode estar sozinho.

A música também é uma combinação de elementos que tem funções diferenciadas. Tem o seu próprio e especial tipo de gramática e sintaxe.Sons sucessivos podem ser agrupados para formar uma frase musical contendo um senso de completude e unidade similares àquelas encontradas numa sentença verbal. Alguns sons, como o sujeito verbal e o predicado são essenciais à estrutura musical; outros são decorativos. Suspensões, apojaturas, tons vizinhos e decorações similares não podem existir sem resoluções, assim como um adjetivo não faz sentido sem nome ou pronome. Frases musicais podem ser simples ou complexas; uma pequena idéia musical pode ser expandida de muitas maneiras, como inserções parentéticas, ou extensões, nocomeço ou no fim. Os exemplos seguintes ilustram esses paralelos.

Ex. 3 : sentenças e frases musicais comparadas.
(a) Uma pequena e completa afirmação em palavras: Roma é a capital da Itália.
Em música:

(b) O mesmo, com elementos decorativos acrescentados em palavras: A Roma Antiga é a capital da romântica Itália.
Em música:

(c) Expansão do mesmo, com extensão interna em palavras: A Roma Antiga, meca de todos os turistas, é a capital da romântica Itália.
Em música:

(d) Duas simples afirmações juntam-se numa maior; em palavras: Roma é a capital da Itália. É uma cidade fascinante.
Em música:

Roma, a capital da Itália, é uma cidade fascinante.

(e) Extensão terminal em palavras: Roma, meca dos turistas, a capital da romântica Itália, e berço da civilização ocidental.
Em música:

(f) Repetição, para ênfase, em palavras: Roma, Roma, Roma! - a palvra sozinha conjura imagens de templos antigos, visões da arte renascencentista, e o espectro do tráfego atual da Via Veneto.
Em música: