O Prelúdio-Coral

O prelúdio-coral é, normalmente, uma composição para órgão, do tipo "sobre cantus firmus", cujo cantus firmus é uma melodia de um coral luterano. Não é uma forma em si mesma: é um procedimento composicional contrapontístico que pode ser submetido às diversas formas musicais. A prática composicional a partir do uso de um cantus firmus remonta à Idade Média, quando muitas das obras para órgão baseavam-se em melodias gregorianas. Os corais luteranos, pois, constituíram a matéria básica para a composição de prelúdios-corais, cujo apogeu deu-se no período barroco, especialmente nos países de fé luterana.

Não existe um padrão de classificação dos diversos tipos de prelúdios-corais. Adotaremos seis tipos básicos, lembrando, no entanto, que esta classificação não é definitiva, e que existem também muitos tipos híbridos, os quais tornam-se difíceis de serem inseridos num sistema classificatório.

Sempre que possível, ao apresentarmos um tipo de prelúdio-coral, mostraremos também o coral que lhe deu origem, harmonizado a quatro vozes, em estilo vocal.



Tipos Básicos

1) Coral figurado

2) Coral ornamentado

3) Coral do tipo "cantus firmus"

4) Coral com interlúdios

5) Coral-variação

6) Coral-fantasia


Elaborações diversas de diferentes corais

1) Ach Gott, vom Himmel sieh darein

2) Allein Gott in der Höh sei Ehr

3) Christ lag in Todesbanden

4) Erbarm dich mein, o Herre Gott

5) Num komm der Heiden Heiland

6) Vater Unser


Um prelúdio-coral em 3 passos!


Notícias biográficas dos autores citados

Referências bibliográficas

Créditos

Página criada e mantida por Flávio Queiroz
Críticas e sugestões serão bem recebidas por: fqueiroz@ufba.br