O Coral Luterano

Um dos protestos de Lutero contra a Igreja de Roma (1519) foi com relação à música. Lutero pretendia que a assembléia dos fiéis voltasse a cantar os seus hinos litúrgicos, e não mais assistisse, passivamente, às "missas-concertos" da época, cuja intrincada polifonia só era permitida a corais instruídos. O canto gregoriano foi também considerado difícil para as massas de fiéis, além do que era cantado em latim. Por isso Lutero e seus colaboradores (Walther, Rupff) decidiram estabelecer um repertório de hinos, em língua alemã, para ser conhecido e cantado pelos membros da nova igreja nascente. Este canto coletivo, a capela, era o Choralgesang, mais tarde, Choral.
O coral é uma das grandes fontes da música alemã. Os primeiros grandes músicos da cultura germânica são compositores de corais: Johann Walther (1496-1570), Ludwig Senfl (1488-1543), Matthias Greiter (c. 1500-1550), Hermann Finck (1527-1558), Hans Leo Hassler (1564-1612), Michael Praetorius (1571-1621) e tantos outros. Muitos corais, entretanto, não são originais, mas adaptações de canções populares, canções profanas (inclusive dos goliardos e dos Minnesänger), cânticos do repertório romano gregoriano e Geisslerlieder (cantos dos flagelantes).
As primeiras coletâneas de corais apareceram em 1524, entre as quais o Geystliche gesangk Buchleyn, publicado por Walther, e contendo trinta e cinco melodias arranjadas a 3, 4 e 5 vozes. Em menos de meio século, duzentas coletâneas verão a luz do dia.