Esta imitação é a mais comum. Seguem exemplos em todos os intervalos.
Imitação ao uníssono
Ex. 5 : B. Marcelo, do Salmo XX.
Imitação à segunda
(2a superior ou 7a inferior)
Ex. 6 : B. Marcello, de Salmo XLV.
Obs.: Neste exemplo o contralto imita à 2a superior o tema proposto no baixo, o qual imita o contralto à 7a inferior. A resposta do contralto ao baixo não é completamente rigorosa, mas o é a do baixo ao contralto.
Imitação à terça
(3a superior ou 6a inferior)
Veja o exemplo 2.
Imitação à quarta
(4a superior ou 5a inferior)
Ex. 7 : Carlo Maria Clari, Madrigal.
Obs.: Neste exemplo vê-se a imitação à 4a superior (A A') e depois uma imitação à 5a inferior (B B').
Imitação à quinta
(5a superior ou 4a inferior)
Ex. 8 : J. S. Bach, O Cravo Bem Temperado, vol. I, Fuga 1.
Imitação à sexta
(6a superior ou 3a inferior)
Ex. 9 : J. Fux, Gradus ad Parnassum.
Imitação à sétima
(7a superior ou 2a inferior)
Ex. 10 : B. Marcello, do Salmo XIII.
Imitação à oitava
Veja o exemplo 1.