Utilização de acordes de sexta [ 1a inversão ] nos cantos dados


Há excelentes encadeamentos de acordes na primeira inversão, e outros que são mais fracos: o contexto o dirá. Os primeiros exercícios aqui propostos serão bem fáceis. Outros, mais difíceis, figurarão um pouco mais adiante, no momento da revisão dos acordes perfeitos.

Na sucessão entre harmonias de tônica e de dominante, pode-se muito bem empregar acordes de 6a; assim para o seguinte trecho:

seria ridículo de se escrever um tal baixo:

No entanto, guardar-se-á a mesma significação harmônica (oscilações entre tônica e dominante) com:

E ainda: como não somos obrigados a harmonizar cada nota por um acorde diferente, poderemos ter também:

Se quisermos evitar as 5as (dó-sol, sol-ré, do ex. anterior) a título de dificuldade vencida, escreveremos:

Quando, em um canto dado, indicamos notas repetidas, é para significar que queremos aí o emprego de diferentes acordes. Seria pueril uma tal harmonização:

Veja aqui um exercício realizado e comentado pelo autor (no1).
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