Há excelentes encadeamentos de acordes na primeira inversão, e outros que são mais fracos: o contexto o dirá. Os primeiros exercícios aqui propostos serão bem fáceis. Outros, mais difíceis, figurarão um pouco mais adiante, no momento da revisão dos acordes perfeitos.
Na sucessão entre harmonias de tônica e de dominante, pode-se muito bem empregar acordes de
6a; assim para o seguinte trecho:
seria ridículo de se escrever um tal baixo:
No entanto, guardar-se-á a mesma significação harmônica (oscilações entre tônica e dominante)
com:
E ainda: como não somos obrigados a harmonizar cada nota por um acorde diferente, poderemos
ter também:
Se quisermos evitar as 5as (dó-sol, sol-ré, do ex. anterior) a título de
dificuldade vencida, escreveremos:
Quando, em um canto dado, indicamos notas repetidas, é para significar que queremos aí o emprego
de diferentes acordes. Seria pueril uma tal harmonização:
Veja aqui um exercício realizado e comentado pelo autor (no1).
Realize alguns EXERCÍCIOS de cantos dados.