2o exercício comentado


Antes de realizarmos os exercícios referentes a esta seção, analisemos o canto aqui presente. Seja a seguinte proposta:

Evidentemente, repouso na dominante (Fá) no 4o compasso. O 1o pode ser harmonizado por:

Em seguida, para não serepetir o acorde de si bemol, será bastante natural escrevermos um sol, no baixo. Donde se segue:

Para o 3o compasso, penso de início numa harmonia de tônica e dominante:

Mas, é evidente que, para esse ritmo um tanto proeminente, acordes no estado fundamental dariam um baixo mais sólido, e posso escrever então:

Examinando o que vem a seguir, vejo que o repouso na dominante, próximo ao fim, ficará muito bem se precedido de um acorde de subdominante:

E me parece que eu já ouço bem esta progressão:

Quanto aos dois compassos precedentes, lembraria da existência dos acordes do 3o e 6o graus.

Para o final, os 3 sib serão harmonizados naturalmente pelo que se chama de cadência plagal.

Daí a minha realização:


Mas (a) é decididamente um tanto fraco. E (b) resulta em 5as, pois a impressão de 6 (no fá) sucedendo o 5 não é suficiente para "salvar"!. Por outro lado, em (a) não posso escrever fá no tenor (por causa das 5as com o soprano) se eu mantenho o mib precedente. Poderei ter então: