Antes de realizarmos os exercícios referentes a esta seção, analisemos o canto aqui presente.
Seja a seguinte proposta:
Evidentemente, repouso na dominante (Fá) no 4o compasso. O 1o pode ser
harmonizado por:
Em seguida, para não serepetir o acorde de si bemol, será bastante natural escrevermos um sol,
no baixo. Donde se segue:
Para o 3o compasso, penso de início numa harmonia de tônica e dominante:
Mas, é evidente que, para esse ritmo um tanto proeminente, acordes no estado fundamental dariam
um baixo mais sólido, e posso escrever então:
Examinando o que vem a seguir, vejo que o repouso na dominante, próximo ao fim, ficará muito bem
se precedido de um acorde de subdominante:
E me parece que eu já ouço bem esta progressão:
Quanto aos dois compassos precedentes, lembraria da existência dos acordes do
3o e 6o graus.
Para o final, os 3 sib serão harmonizados naturalmente pelo que se chama de cadência plagal.
Daí a minha realização:
Mas (a) é decididamente um tanto fraco. E (b) resulta em 5as, pois a
impressão de 6 (no fá) sucedendo o 5 não é suficiente para "salvar"!. Por outro lado, em (a)
não posso escrever fá no tenor (por causa das 5as com o soprano) se eu mantenho o
mib precedente. Poderei ter então: