Conselhos sobre a cifragem de baixos
e realizações de cantos


1. É preciso saber em que tonalidade se está. Aí, a cifragem torna-se fácil. Além de acordes perfeitos ou de 1a inversão - sempre possíveis pode-se com proveito utilizar:


2. Em menor, o 2o grau pode muito bem comportar o acorde de quarta e sexta, ou o de terça e sexta.
3. Se o 4o grau de um baixo sobe, não se pode usar, então, +4 [7a no baixo exige resolução descendente!], a menos que seja uma troca cromática.
4. É essencial notar que cadências e fins de frases de qualquer tipo não precisam necessariamente de uma 7a de dominante. Freqüentemente o acorde perfeito também é bom, às vezes melhor! Numa lição de harmonia onde predominem os acordes perfeitos, uma sétima pode parecer excessiva!
5. Realize alguns EXERCÍCIOS de baixos e cantos sobre resoluções "naturais" (ou "regulares", ou "normais") do acorde de 7a de dominante e suas inversões.