Exercício de realização de partes internas:
(a) A 7a da dominante vai ao fá# e em seguida resolve no ré - como numa escapada.
(b) Na verdade este não é o acorde "da" dominante, mas eu o cifrei assim para efeito de
simplificação, pois ele é realizado exatamente como um acorde de dominante (no caso, de Lá). Mas
aqui ele funciona como um 4o grau de si menor, com a sua 3a alterada ascendentemente (sol#). É um
encadeamento "antigo", e já clássico no séc. XVII.
B. D. para cifrar e realizar:
(a) Excepcionalmente, o dó (em +4) vai ao ré, mas ele descende logo em seguida ao si,
resolvendo, também como numa escapada.
(b) Forma particular de resolução excepcional de +6, por isso indiquei a cifra.
CANTO DADO (não modulante):
(a) Naturalmente, mudar de acorde em mudanças de compassos!
B. D. para cifrar e realizar (com algumas colcheias, se quiser):
B. D. para cifrar e realizar:
CANTOS DADOS:
(a) A presença do 4o grau não significa necessariamene que haja aí um acorde de sétima de
dominante ou suas inversões.
(b) Não precisa mudar de acorde a cada nota, neste compasso. Mas, use acordes diferentes
com estes dois lá's.
(c) Por aqui, use semínimas no baixo.
(d) Prepare a partir daqui a chegada em Ré maior, no seguinte compasso.
Exercício um tanto mais difícil (no 11), devido às trocas de posição das inversões dos acordes de 7as:
(a) Esta passagem pode parecer difícil. Indico aqui o baixo (compasso 6) para os alunos que tiverem dificuldades em encontrá-lo: