Tendemos a reconhecer um motivo em suas recorrências subseqüentes por suas características de contorno melódico e de ritmo. No entanto, um compositor, ao desenvolver um motivo, pode escolher concentrar-se apenas em suas alturas melódicas, ou em seu ritmo. Um motivo baseado essencialmente em alturas sonoras [pitch motive] consiste de uma pequena série de intervalos escolhidos, os quais podem ser reafirmados, transpostos etc. numa variedade de ritmos. Esta técnica, chamada transformação temática, é o procedimento favorito de Liszt e Richard Strauss. No ex. 10, observe a metamorfose mágica do motivo melódico de seis notas (ex. 10A) do pequeno tema de abertura de Don Quixote (ex. 10B) para a resignação pacífica do final da cena da morte, onde o velho cavaleiro recobra os sentidos (ex. 10C).
Exemplo 10
RICHARD STRAUSS: DON QUIXOTE
Ao invés disso, um compositor pode empregar um motivo rítmico, cujo contorno melódico pode mudar continuamente, enquanto suas características rítmicas são conservadas. Examine os temas da V Sinfonia de Beethoven, no ex. 11. O que eles tem em comum?
Exemplo 11
BEETHOVEN: SINFONIA N. 5, I-IV
A. 1o MOVIMENTO
B. 2o MOVIMENTO
C. 3o MOVIMENTO
D. 4o MOVIMENTO