A anatomia interna das frases:
sub-frases e motivos


Algumas frases melódicas representam uma única idéia musical que resiste a qualquer tentativa de subdivisão. Por outro lado, algumas frases se dividem facilmente em unidades menores. Um par de frases de quatro compassos no exemplo 1 divide-se em um par similar de subfrases distintas, cada uma com dois compassos.

Exemplo 1
VERDI: "LA DONNA É MOBILE", de RIGOLETTO, Ato IV


Enquanto a ária de Verdi, acima, apresenta um subagrupamento de 2 + 2 compassos em cada frase, a melodia na seguinte sonata de Mozart (exemplo 2) mostra uma disposição de 1 + 1 + 2 compassos.

Exemplo 2
MOZART: SONATA PARA PIANO, em A maior, K. 331, I


As relações entre as partes melódicas no excerto de Mozart ilustram a chamada forma sentença: a repetição alterada de uma idéia original - aqui, um grau abaixo (comp. 2) - seguida de um movimento para a cadência (comp. 3-4). Isto gera um desenho geral do tipo A A' - cadência. O desenho da sentença, que era muito usual no período Clássico, pode ser também identificado a nível de frase ou período, como no exemplo 3.

Exemplo 3
MOZART: CONCERTO PARA CLARINETA, K. 622, II


Em algumas frases podemos observar repetições ou modificações de um pequeno fragmento melódico. Este fragmento melódico, geralmente não ultrapassando um compasso de comprimento, é identificável por seu contorno melódico e ritmo característicos.
Chamamos esta pequena idéia musical de motivo.