Alguns exemplos da literatura musical


Observe o uso e transformação de motivos na construção das seguintes frases:

Exemplo 9
A) HANDEL: ALLEGRO, da SUITE MÚSICA AQUÁTICA, n. 1, em F maior

B) CHOPIN: GRANDE VALSE BRILLANTE, Op. 18

C) TCHAIKOVSKY: SINFONIA N. 6 ("PATÉTICA"), I

D) BEETHOVEN: SINFONIA N. 6 ("PASTORAL"), I

A peça de Handel (ex. 9a) é baseada num único motivo (assinalado com um x) e suas seqüências em sentido descendente. O motivo de três notas consecutivas da frase inicial da valsa de Chopin é livremente invertido na frase conseqüente (ex. 9b). O excerto de Tchaikovsky exibe uma gradual compressão rítmica do motivo original de quatro notas (ex. 9c). Os três motivos aplicados na construção do tema de abertura da Sinfonia Pastoral de Beethoven (x, y, z) são, posteriormente, sujeitos a seus próprios tratamentos motívicos ex. 9d).

Entenda alguns princípios de transformação temática

Tendemos a reconhecer um motivo em suas recorrências subseqüentes por suas características de contorno melódico e de ritmo. No entanto, um compositor, ao desenvolver um motivo, pode escolher concentrar-se apenas em suas alturas melódicas, ou em seu ritmo. Um motivo baseado essencialmente em alturas sonoras [pitch motive] consiste de uma pequena série de intervalos escolhidos, os quais podem ser reafirmados, transpostos etc. numa variedade de ritmos. Esta técnica, chamada transformação temática, é o procedimento favoritpo de Liszt e Richard Strauss