Pequeno método para responder um sujeito

Pequeno método para responder um sujeito de fuga


Vejamos os 5 passos para criarmos uma resposta a um sujeito de fuga:
1. Examine o sujeito e observe quando ele exibe: a) uma 5a inicial; b) uso do V grau como uma tônica secundária (quer dizer, #4-5); ou c) uma 7a ou #7 próximo ao início.
2. Caso não exista nenhuma dessas condições, responda apenas com uma resposta real: transponha o sujeito a uma 5a justa superior (ou 4a justa inferior). Mesmo que a condição c) exista, uma resposta real é possível (Bach, CBT, Vol. I, fuga 4).
3. Se a condição c) existe mas uma resposta real não é desejada, ou se as condições a) e/ou b) estão presentes, é necessário observar mais adiante no sujeito e nota alguma característica que deve ser mantida.
4. a) Sujeitos com uma 5a proeminente próxima ao início: transponha o sujeito uma 5a justa acima, substituindo na resposta o 1 pela 5 inicial. b) Sujeitos com uma tônica secundária em V: faça o mesmo, mas responda #4-5 do sujeito com 7-1 (ou #7-1). c) Sujeitos com uma 7 ou #7 proeminente: se a imitação real não for empregada, responda 7 ou #7 com 3 ou #3.
5. Agora cante ou toque o resultado, tendo o cuidado de observar se alguma característica sob o passo 3 foi destruída. Uma aplicação desses vários passos é dada no exemplo abaixo.

Ex. yy BACH: Missa em B menor

(Green pp. 265-66)

Voltar à página anterior

Voltar ao início