1. Chama-se imitação inversa aquela cuja resposta reproduz por movimento contrário os intervalos
melódicos da proposta.
2. Esta imitação pode ser rigorosa ou livre.
No modo maior a imitação natural inversa é rigorosa quando à tônica se responde com a
3a e vice-versa; basicamente, como a fórmula seguinte:
Ex. 11
Quando, no entanto, o âmbito do sujeito não ultrapassa o hexacorde, a imitação natural inversa
pode permanecer rigorosa, no modo maior, respondendo à tônica com a 6a e à
6a com a tônica, como na fórmula seguinte:
Com relação ao exemplo 11, pode-se responder rigorosamente assim:
Ex. 12
No modo menor, a imitação inversa permanece rigorosa com a seguinte fórmula (segundo o âmbito
da proposta) :
A imitação inversa livre é a mais empregada. Damos a seguir dois exemplos:
Ex. 13 : J. S. Bach, O Cravo Bem Temperado, vol. I, Fuga 6.
Ex. 14 : J. S. Bach, O Cravo Bem Temperado, vol. II, Fuga 2.