1. A imitação é desigual quando as figuras [rítmicas] da resposta tem valores diversos dos da
proposta.
Pode ser aumentada ou diminuída, conforme as figuras da resposta sejam maiores ou
menores que as da proposta.
2. Como a imitação igual, também a desigual pode ser direta ou inversa.
Imitação desigual direta
a) Imitação aumentada
Tomemos um exemplo de imitação aumentada da Fuga 2 do vol. II d'O Cravo Bem Temperado, de
J. S. Bach, cujo tema é o seguinte:
Eis o que encontramos nos compassos 14 e 15 da referida Fuga:
Ex. 15.
b) Imitação diminuída
Tomemos um exemplo de imitação diminuída do início da Fuga 6 (in stile francese) d'A
Arte da Fuga, de J. S. Bach:
Ex. 16.
Imitação desigual inversa
a) Imitação aumentada
Tomemos um exemplo de imitação aumentada inversa o princípio do cânone I (canon per augmentationem
in motu contrario) d'A Arte da Fuga :
Ex. 17.
b) Imitação diminuída
Como exemplo de imitação inversa diminuída tomemos as duas partes extremas do início da Fuga 6
d'A Arte da Fuga, de J. S. Bach:
Ex. 18.