Estes exercícios deverão ser realizados apenas com tríades e suas inversões.
(1) Trata-se aqui do seguinte ritmo: uma semínima, duas colcheias.
Quando há diversas cifras sucessivas para uma única nota, como aqui, cabe ao aluno encontrar o
melhor ritmo para interpretar essas cifras. Assim, no 1o compasso, é evidente que a
seqüência de 3 cifras para a mínima pontuada (si bemol) corresponde melhor a 3 semínimas do que
a uma mínima e duas colcheias.
Mais adiante, (a) quer dizer 4 colcheias; mas, se na lição, em outros locais, houvesse quiálteras
de colcheias, poderia significar o ritmo mostrado em (b); enfim, as duas cifras colocadas abaixo
de uma colcheia, indica duas semicolcheias (c), como abaixo:
(Notar que nestas lições, apesar de abordarem o tema da 2a inversão, não as apresentam em grande número; trata-se de, antes de mais nada, cifrar com lógica e musicalidade. Se você não sente a necessidade de colocar essa inversão no meio da frase, use-a apenas na cadência final.)