Tomemos inicialmente o seguinte texto:
No 2o compasso há, evidentemente, um acorde perfeito da dominante - Ré maior;
igualmente no 4o compasso; o acorde sobre o dó (2o compasso)
poderá ser 6 ou 5; no 3o compasso colocaremos o 6 sobre o fá# (sensível), 5 sobre o
sol (tônica), e 6 ou 5 sobre o mi. Então:
Percebi então que o 6 no 1o compasso, sobre o lá, é mais natural, com o movimento do
baixo; admitirei provisoriamente 5 sobre o dó e sobre o mi; e usarei a 1a inversão
sobre o segundo mi, a fim de variar a harmonia. Por conseguinte, terei:
Sei, então, que poderei me decidir pelas variantes (julgando questões de possíveis 5as
ou 8as etc.). Realizando as outras vozes, teremos:
(a) Baixo dobrado, movimento conjunto.
(b) 3a dobrada, disposição necessária para 5 sobre o mi após a disposição
precedente sobre o ré.
(c) Para esta 2a parada na dominante, escolhi, no soprano, uma outra nota
diferente daquela ouvida anteriormente.
(d) Esta disposição é necessária. Não poderemos ter o que mostramos logo abaixo, pois
assim TODAS as vozes subiriam por movimento direto (o que se deve fazer apenas com extrema
moderação).