Mudanças de posição


Algumas prescrições devem ser dadas acerca desse sujeito:
1o) uma troca de posição de notas de uma só voz não anula a impressão de 5as ou 8as consecutivas : o resultado continua sendo errôneo:

2o) E mais, mesmo que haja mudanças em outras vozes, se há 5as ou 8as na saída e na chegada de um novo acorde, o erro persiste. Explica-se pelo exemplo seguinte:

Para quebrarmos esse efeito de erro, precisaríamos de um acorde intermediário, isto é, uma mudança de acorde, e não apenas de notas num mesmo acorde. Note que uma mudança na inversão de um mesmo acorde NÃO é considerada uma mudança de acorde!
Eis aqui uma realização com troca de acorde: aqui as 5as não contam mais:

3o) Se as 5as ou 8as acontecem sobre tempos fracos simétricos, ficam muito em evidência, e devem ser evitadas:

4o) Se as 5as ou 8as estão separadas por uma duração maior que um compasso, são admissíveis (esta regra é análoga à utilizada em exercícios de contraponto estrito, 2a e 4a espécies):

5o) No caso das síncopes, o próximo exemplo é análogo ao anterior; as 5as daí resultantes são faltosas:

6o) Há, finalmente, casos em que 5as e 8as diretas são toleradas, mesmo com movimento disjunto. Considera-se desejável, no entanto, que uma 3a voz realize um movimento contrário, contrabalançando a 8a direta.

Realize alguns EXERCÍCIOS de cantos dados.