Acordes de sétima de sensível


Sendo os acordes de nona de dominante:


Se suprimirmos a fundamental sol, teremos, com a mesma significação musical (para o ouvido que subentende essa fundamental), os acordes de sétima de sensível que tínhamos indicado precedentemente:


Dir-se-á que essa supressão é uma convenção de análise.Que seja! Mas é uma convenção bastante lógica, devido ao parentesco desses acordes com os de 9a de dominante. Ela tem uma razão musical. Resulta dessa convenção que, assim como os tratados decidiram autorizar as 9as de dominante sem preparação, eles autorizam também as 7as de sensível não preparadas. Contudo, ainda segundo os tratados, nas inversões do acorde de 7a si-ré-fá-lá, deve-se escrever o lá acima do si; ainda por convenção, e esta, menos lógica, pois o efeito do si acima do lá não teria nada de ruim. Ainda poder-se-ia argumentar que haveria talvez um pouco mais de dificuldade vocal, no ataque do lá não preparado sob o si... mas tudo dependo do caso; essa dificuldade vocal nem sempre existe. Sendo assim, eu assinalo a regra aconselhando os alunos de se submeterem por instante; a maioria dos conservatórios é estrita sobre o caso.
A escrita da 7a diminuta não está inclusa neste uso. Admite-se escrever a 7a abaixo da fundamental, nas inversões do acorde.

RESOLUÇÃO. Há três movimentos obrigatórios:
A 7adesce um grau; a 5a diminuta também; a sensível vai à tônica. Mas as resoluções excepcionais permitem deixar a 7a, a 5a diminuta e a sensível em seus lugares.
O acorde si-ré-fá-lá é bastante difícil de se escrever bem, por causa desse triplo movimento obrigatório. É-se freqüentemente conduzido a dobrar a 3a, muitas vezes em disposições que não são das melhores (se bem que possíveis):

Utilizando-se lá bemol (e eventualmente mi bemol) nos exemplos acima temos as resoluções para as sétimas diminutas.

1a INVERSÃO.
1. Tolera-se que a 5a diminuta () suba, afim de não dobrar o baixo; o não pode ir ao pois daí resultariam quintas.


2. Evitar sempre: este dobramento no baixo é bem esquisito...

2a INVERSÃO.
Encadeamentos diversos:

3a INVERSÃO.

A cifragem +2 indica, no acorde de 7a diminuta, a segunda aumentada - o intervalo entre o baixo e sensível, que é a fundamental.

Solucione ALGUNS EXERCÍCIOS sobre 7as de sensível.