Se considerarmos todas as notas diatônicas das escalas maior e menor, a série de três terças superpostas dará os seguintes acordes:
Examinando esses acordes, vemos que eles não são todos da mesma maneira: as terças e as sétimas não são sempre as mesmas, e há também quintas aumentadas (III grau menor. VI grau maior com a variante (a)). Podemos então agrupá-los de acordo com suas características comuns. Assim:
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Esses acordes foram estudados precedentemente. Lembremos
apenas que, para simplificar, cifra-se às vezes: ![]() |
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Acordes extremamente usados sobre o segundo grau da escala maior, e sobre o quarto grau, em menor. |
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Muito usados sobre o segundo grau, em menor. É aplicado também em outros casos. Notar a diferença de significado musical quando é empregado sobre esse grau, ou sobre a sensível, em maior. |
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Notar essa sétima do primeiro grau em modo menor, não citada nos tratados até então; não há razão para não utilizá-la. |
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É a sétima diminuta. Serão estudados à parte, mais adiante. |