Notas sobre as resoluções excepcionais para
a cifragem dos baixos e realizações dos cantos dados


Eis aqui alguns conselhos:
1. De início, pense naquelas resoluções excepcionais que formam uma cadência de engano; por exemplo, como um de Sol maior com 7a indo para Lá maior, Lá bemol maior ou Sol sustenido, como no exemplo já visto:


Eles são muito usados. É absolutamente necessário que o aluno tenha o ouvido atento a esses encadeamentos, pois eles são a base de um sem número de modulações.
2. Quando o baixo procede por movimento de 4a ascendente ou 5a descendente, pode ser simplesmente uma cadência perfeita. Mas pode ser também uma série de cadências interrompidas, principalmente se estiveram em marcha harmônica:


3. Certos movimentos do baixo podem corresponder ao grupo de resoluções onde a 7a ascende por meio tom:


Todos esses encadeamentos, na verdade, empregam a sexta aumentada e não a sétima de dominante, a terça diminuta, e não a segunda maior; e nos exemplos acima o natural corresponde ao mi sustenido. Estudaremos isso em Alterações.
4. Encontramos freqüentemente resoluções excepcionais desse tipo:


Lembremos também a cadência plagal sob uma nova forma, tão freqüentemente escrita por Fauré:


5. Cromatismos do baixo ou do canto - notemos que passagens cromáticas podem ser harmonizadas sem acordes de sétima:


Empregando-se os acordes de 7a e suas inversões poderemos ter as seguintes resoluções excepcionais:

Um canto cromático descendente pode ser harmonizado como (A), (B) ou (C).
Um baixo cromático descendente pode ser harmonizado como (C).
Um baixo descendente por tons inteiros e síncopes pode ser harmonizado como (B), ou ainda como no próximo exemplo:


Um baixo cromático ascendente pode ser harmonizado com modulações sucessivas, assim como um canto cromático ascendente:


Mas pode-se recorrer às resoluções excepcionais onde a 7a sobe por meio tom. Consideremos a seguinte série de acordes:

Essa resolução dá, assim, um desenho cromático regular por movimento contrário entre o baixo e o soprano.
6. Realize alguns EXERCÍCIOS de baixos e cantos sobre resoluções excepcionais do acorde de 7a de dominante e suas inversões.

[Veja e ouça aqui a resolução de um BAIXO COMPLETO abordando este assunto realizado por Charles Koechlin]