Algumas notas sobre acordes de sétima


1. Em nossos dias esses acordes são muito usados, não importando em que grau estejam nem se suas dissonâncias são resolvidas. Recomendamos ao aluno, ao menos nas lições de harmonia, prepará-las e resolvê-las.
2. As sétimas mais freqüentes são aquelas sobre o 2o e 4o graus. Mas, todas as sétimas são boas nas devidas ocasiões.
3. A primeira inversão, com seu baixo sobre o 3o ou o 6o graus, dá um sabor todo particular, realçando a harmonia com uma incisiva elegância:


4. Já assinalei o charme e a distinção toda particular que a segunda inversão pode apresentar, por exemplo na obra de Fauré.
5. Quanto ao acorde de segunda, é de um vigor precioso. Pense na força modulante de:


6. Exemplos mostrando encadeamentos de acordes com suas respectivas sétimas no baixo:


7. Enfim, para bem concluir, seria preciso citar inúmeras passagens dos mestres, mostrando o uso e a beleza dos acordes de sétima [o que foi feito em um outro volume do autor]. Mas, o melhor será, para o aluno, procurar, ele mesmo, na música antiga como na moderna, exemplos característicos - marchas de sétimas: em Bach, em Wagner (Abertura dos Mestres Cantores , em Ravel; resoluções excepcionais, segundas inversões: em César franck, Fauré, Debussy e outros. Sem esquecer Tristão e Isolda.