Sumário dos tipos de movimento harmônico
encontrados no período

  1. Movimento harmônico completo refere-se a um afastamento da tônica com um retorno àquela tônica através de uma cadência conclusiva.

  2. Movimento harmônico interrompido ocorre quando uma passagem faz seu caminho chegar aum V cadencial, mas não atinge o I final. Ao invés disso, retorna imediatamente ao início e repete tanto o movimento melódico quanto o harmônico, exatamente ou variadamente, alterando o final, de forma a concluir numa tônica final.

  3. Movimento harmônico progressivo refere-se a um afastamento da tônica sem um retorno imediato. Tal movimento pode personificar uma verdadeira modulação ou apenas estabelecer uma breve tônica secundária.

  4. Repetição do movimento harmônico acontece num período quando a meta harmônica do conseqüente é atingida pelo antecedente (ou por um ou mais antecedentes, num período "multifrásico"). Neste caso, cabe ao conseqüente preencher a meta melódica. Ao proceder assim, o movimento harmônico tem lugar duas vezes.

Completo, interrompido e progressivo são movimentos harmônicos simples. Quando o movimento harmônico é repetido, temos um duplo movimento harmônico.