Exemplo:
SCHUBERT:
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Cada excerto mostrado neste exemplo consiste de duas
frases que muito se parecem em termos melódicos. Aquelas de Am Meer carregam também essa
semelhança na harmonia, enquanto a segunda frase de Die Nebensonnen é harmonizada
diferentemente da primeira. Mas nas cadências a situação é inversa. A despeito das diferenças na
harmonia das duas frases do exemplo a., as cadências são idênticas. Embora a melodia seja apoiada
na segunda frase por uma nova harmonização, a diferença entre as duas frases é superficial, pois
o alvo de ambas as seqüências harmônicas é o mesmo: V7 - I. A segunda frase é uma repetição
variada da primeira. No exemplo b. as cadências são radicalmente diferentes, a primeira sendo uma semicadência terminando em V, a segunda uma cadência perfeita, V7 - I. Independentemente do fato de as duas frases exibirem harmonias idênticas até as cadências, a segunda frase não é uma repetição da primeira, mas uma frase similar e diferente, pois as duas seqüências harmônicas tem alvos diferentes. O projeto de uma casa é alterado se uma parede é removida, mas não se ela é pintada. Frases são variadas se mudanças não essenciais são feitas entre elas. Alterações harmônicas, mudança de registro da melodia, ornamentação melódica - tudo isso são mudanças decorativas, mas não estruturais. O "x" da questão se uma mudança é ou não essencial reside na cadência. |
Uma parede pode ser recolocada e pintada. Deve-se salientar que se tanto mudanças decorativas quanto estruturais forem feitas na segunda das duas frases, do ponto de vista do estudo da forma, é a mudança estrutural que é digna de nota.