Cadências diferindo radicalmente


Exemplo:
SCHUBERT:


Cada excerto mostrado neste exemplo consiste de duas frases que muito se parecem em termos melódicos. Aquelas de Am Meer carregam também essa semelhança na harmonia, enquanto a segunda frase de Die Nebensonnen é harmonizada diferentemente da primeira. Mas nas cadências a situação é inversa. A despeito das diferenças na harmonia das duas frases do exemplo a., as cadências são idênticas. Embora a melodia seja apoiada na segunda frase por uma nova harmonização, a diferença entre as duas frases é superficial, pois o alvo de ambas as seqüências harmônicas é o mesmo: V7 - I. A segunda frase é uma repetição variada da primeira.
No exemplo b. as cadências são radicalmente diferentes, a primeira sendo uma semicadência terminando em V, a segunda uma cadência perfeita, V7 - I. Independentemente do fato de as duas frases exibirem harmonias idênticas até as cadências, a segunda frase não é uma repetição da primeira, mas uma frase similar e diferente, pois as duas seqüências harmônicas tem alvos diferentes.
O projeto de uma casa é alterado se uma parede é removida, mas não se ela é pintada. Frases são variadas se mudanças não essenciais são feitas entre elas. Alterações harmônicas, mudança de registro da melodia, ornamentação melódica - tudo isso são mudanças decorativas, mas não estruturais. O "x" da questão se uma mudança é ou não essencial reside na cadência.

Se o movimento harmônico de duas frases levam ao mesmo alvo,
a segunda é uma frase variada. Se as cadências são radicalmente
diferentes, então uma mudança essencial foi feita, e a segunda é
uma frase similar.

Uma parede pode ser recolocada e pintada. Deve-se salientar que se tanto mudanças decorativas quanto estruturais forem feitas na segunda das duas frases, do ponto de vista do estudo da forma, é a mudança estrutural que é digna de nota.