Acordes de três sons


POSIÇÃO FUNDAMENTAL

Uma nota de um baixo cifrado que não apresente cifra alguma representa um acorde na posição fundamental. Assim, as seguintes notas dó e sol


representam os seguintes acordes :

Os acordes perfeitos podem ser cifrados também com os dígitos

O dígito 8 também pode vir combinado com o 3 e/ou com o 5, a depender da situação. Veremos alguns casos mais adiante. Observe agora o seguinte trecho :

As cifras acima indicam uma resolução com os seguintes acordes:

Note que no exemplo acima apenas as 3as dos três últimos acordes sofreram alterações.
Neste caso, a cifragem também poderia ser como abaixo:

Conclui-se que quando um sinal de alteração (bequadro, bemol, sustenido) aparece sozinho sob ou sobre uma nota do baixo, sem acompanhar um determinado dígito, refere-se, então, à 3a do acorde.
Observe agora a próxima situação:

Todas as cifras acima indicam acordes perfeitos na posição fundamental. Os acordes indicados fogem da tonalidade de fá maior, indicada na armadura. Portanto devemos indicar as alterações desejadas. Conseqüentemente teremos : o lá, sem indicação de cifra, indica que o acorde está na posição fundamental, como já sabemos; por isso, temos aí o acorde de lá menor. O mi seguinte traz a 5a com a alteração de bequadro, e por isto o acorde indicado é mi menor (não há referência à sua 3a, assim ela não sofre alteração!). O fá# seguinte é acompanhado de uma alteração em sua 5a, e assim o acorde indicado é o fá# menor. Já o si natural do próximo compasso vem com a 3a e a 5a alteradas; eis assim o acorde de si maior. O exemplo abaixo mostra uma possível resolução da situação aqui indicada:

Quando o 8 aparece no início de um B.D. significa que o soprano deve começar com a 8a, como veremos no próximo exemplo :

Como possível resolução temos: